Dúvidas Frequentes
Algumas perguntas e respostas que possam lhe ajudar.
A internet via radio funciona quando esta chovendo?


Embora seja um grande mito, a chuva não interfere no sinal da internet a menos que o fornecimento da energia seja interrompido num ponto de acesso(torre) ou na casa/empresa do cliente. O fato em si, não significa queda na qualidade da conexão e o cliente não percebe perda de desempenho.


O que é banda larga?


Banda larga é a conexão de internet que permite ao usuário navegar em alta velocidade. A diferença entre acesso a discado e banda larga é a velocidade de conexão. O acesso discado tem a velocidade de até 56 Kbps enquanto  a banda larga tem velocidade mínima de 128 Kbps.


A conexão via radio fica caindo?


Não. A conexão fica disponível 24 h sem interrupção. Quedas de conexão poderão ocorrer se algo estiver errado,  como computador, na configuração do dispositivo Wireless ou no radio enlace.


O que é upload?


É o processo de copiar e /ou enviar arquivos do seu computador para a internet. A taxa é medida em KBPS( kbytes por segundo) e representa a taxa de transferência entre o computador do assinante e a internet.


O que é Download?


É o ato de copiar um arquivo de um computador para outro. Tecnicamente, qualquer site da internet que você abre consiste em uma serie de downloads. O navegador conecta-se com o servidor, faz o download das  paginas HTML, imagens e outros itens e as abre, confeccionando a pagina que você vê.



Mas o termo download tornou-se sinônimo de copiar arquivos de um servidor remoto, para o seu, porque quando o navegador não pode abrir um arquivo em sua janela( como um executável, por exemplo) ele abre a opção para que o mesmo seja salvo por você, configurando um download.


O que é a fibra óptica?


É uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente e flexível, com dimensões microscopias, similares as de um fio de cabelo. A fibra óptica é um meio de transmissão que permite o tráfego de dados com velocidades muito próxima a velocidade da luz. O sinal na fibra é transmitido através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo uma capacidade de transmissão única, que pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial, oque torna uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.


Como testar minha conexão e verificar se recebo o que foi contratado?


Verificando sua conexão através de servidores de teste, indicamos que faça o “Teste de Velocidade”, no site www.minhaconexao.com.br ou  no www.speedtest.net . Porém fique sempre atento para que tal verificação seja feita em servidores alocados em nosso país, de preferência em nosso estado. Caso escolha um servidor em outro país, ou continente, sua velocidade poderá sofrer grande alteração pois precisa passar por diversas redes até chegar ao servidor de teste solicitado.



 


Se eu quiser comprar um Roteador Wi-Fi como escolher?


Se optar pela aquisição de um roteador WI-FI, escolha um equipamento com as seguintes características:

– Interface WAN 10/100/1000Mbps com interface RJ-45 para links de acima de 100Mbps com 4 ou mais Portas LAN 10/100/1000Mbps.

– Suporte a IPV4 e IPV6.

– Se possível, frequência WI-FI 2.4GHz e 5GHz para uma melhor utilização do recurso com suporte a 802.11 /n.



 


Como testar minha conexão e verificar se recebo o que foi contratado?


Verificando sua conexão através de servidores de teste, indicamos que faça o “Teste de Velocidade”, no site www.minhaconexao.com.br ou  no http://www.speedtest.net . Porém fique sempre atento para que tal verificação seja feita em servidores alocados em nosso país, de preferência em nosso estado. Caso escolha um servidor em outro país, ou continente, sua velocidade poderá sofrer grande alteração pois precisa passar por diversas redes até chegar ao servidor de teste solicitado.


Realizei o teste de velocidade e não estou recebendo o plano contratado, o que devo fazer?


Neste caso será necessário entrar em contato com o Suporte técnico da Gbonline , para verificar a se os equipamentos tem porta Gigabit , caso o suporte técnico verificou que seus equipamentos são incompatíveis com o seu plano , será necessário vir em loja para realizar uma atualização cadastral , e após abriremos um procedimento técnicos para a substituição dos equipamentos. Clique aqui para entrar em contato com o Suporte técnico https://linkme.bio/gbonlineoficial



 


Como saber se a fibra óptica foi rompida: O que faço?


Se a ONT está em alarme (HUAWEI com LED LOS aceso), é um indicativo de que fibra esta rompida, serão adotados os procedimentos de verificação, se a constatação for positiva será aberto um chamado técnico com atendimento em até 48 horas úteis.



 


Problemas técnicos como proceder?


Efetue os procedimentos básicos de verificação interna “reinicie seu modem”. Analise se os LEDs indicam normalidade, verifique se os cabos estão corretamente conectados. Verifique se há possibilidade de mau contato ou falta de energia elétrica, conecte um equipamento diretamente a porta LAN 1 do modem da gb online. Caso não possua cabo de rede recomendamos que minimize as conexões com WI-FI e realize o teste com apenas 1 equipamento. Se após este procedimentos não restabelecer sua conexão, entre em contato com a Central de Suporte da Gbonline para abertura de um chamado técnico local com atendimento em até 48 horas úteis.



 


Como melhorar o sinal do Wi-Fi?


Quando o ambiente é desfavorável à rede sem fio, com muita interferência e paredes ou compartilhado por muitos dispositivos, seu desempenho será comprometido. Recomendamos conectar todos os dispositivos que tenham porta de rede RJ45 via cabo (SmartTVs, vídeo games e computadores), deixando assim livre o Wi-Fi apenas para dispositivos móveis.

 



 


Em quais casos devo abrir um chamado técnico?


Em caso de falta do sinal de internet execute os procedimentos básicos de verificação visual e manual dos equipamentos, cabos e da fonte de energia, após verificação se a indisponibilidade persistir entrar em contato imediato com a Central de Suporte da Gbonline para verificação, após os procedimentos básicos de verificação se não obtivermos sucesso será aberto um chamado técnico para verificação no local, prazo para atendimento em 48 horas úteis.



 


Meus canais não abrem?


Reinicie o equipamento de TV, e verifique o correto funcionamento, caso o problema persista, entre em contato com nosso suporte técnico, através do link https://linkme.bio/gbonlineoficial/



 


Caso apareça a mensagem de erro ?O conteúdo solicitado não está incluído na sua assinatura? o que devo fazer?


Verifique se o cabo de rede do equipamento de TV está conectado na última porta LAN do equipamento de internet, reinicie o equipamento de internet, após verifiquei a programação da TV normalizou, caso o problema persista entre em contato com nosso suporte técnico.


Como abrir um chamado técnico.


Tem alguma dúvida ou está sentindo dificuldade no uso do serviço? Basta abrir um chamado técnico. Para fazer isso, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat, WhatsApp, telefone.



Anote aí o WhatsApp da Gbonline: 663211-1900

Telefone da equipe de suporte técnico: 0800 721 1900.


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